Institucional


Quem Somos

O IPD - Instituto de Promoção do Desenvolvimento é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada por empresários paranaenses em 29 de março de 1996, declarada de utilidade pública pela Lei 11.828, em 12 de setembro de 1997 e certificada como OSCIP pelo Ministério da Justiça – processo 08071.000181/2006-46, conforme despacho da Secretaria Nacional de Justiça, de 17 de fevereiro de 2006, publicado no Diário Oficial de 03 de março de 2006.

A preocupação de tornar o IPD uma entidade de vanguarda fez com que fossem enfatizadas iniciativas que permitiram ao Instituto liderar ações visando um novo Modelo de Desenvolvimento através do crescimento do indivíduo e de atividades e participações comunitárias.


Missão

Identificar e desenvolver iniciativas inovadoras que possam contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável, baseado no crescimento do indivíduo.


Endereço

Rua Dr. Correa Coelho, 741/767 - Jardim Botânico  - CEP 80210-350 Fone/Fax: (41) 3362 - 0200 
Curitiba - PR


Abrangência global

Em 2006, o IPD, então Instituto Paraná de Desenvolvimento, mudou seu nome para Instituto de Promoção do Desenvolvimento. Manteve a mesma sigla, mas deixou de atuar localmente para assumir uma abrangência global.


Identificando demandas

O início do novo milênio, acentuou os desafios sociais, ambientais e econômicos que passaram a pressionar as sociedades como um todo, exigindo que as    os investimentos passassem a prever em seus planejamentos a sustentabilidade global de forma integrada às suas ações locais. Diante deste paradigma, o IPD apresenta-se atualmente como um agente especializado na identificação e diagnóstico de demandas sociais, ambientais e econômicas, tanto para os setores governamentais como para a sociedade civil e seus mais diversos setores produtivos.


Elaborando propostas

O IPD se credencia  como uma entidade apta a elaborar    projetos e estruturar programas com as mais diversas características, já que flexibiliza o seu escopo de atuação do micro para o macro e vise-versa, de forma intuitiva e dinâmica. Isso garante aos seus parceiros a elaboração de propostas que atendam a todas as demandas existentes em âmbito local e global. A agilidade em apresentar estas propostas de trabalho também está relacionada com a capacidade do IPD em provê-las de forma rápida e acurada.


Orgãos diretivos

A participação de lideranças empresariais nos órgãos diretivos do IPD qualifica o Instituto para ser uma entidade de vanguarda, preparada para liderar ações voltadas para um novo modelo de desenvolvimento. Um corpo de consultores autônomos, composto por profissionais de diversas áreas, provenientes tanto dos setores público e privado como do próprio terceiro setor, responde pela gestão dos projetos. Profissionais especializados são contratados de acordo com as demandas próprias de cada projeto.


Conselho de administração

RODRIGO COSTA DA ROCHA LOURES – Presidente
OZIL PEDRO COELHO NETO
JOSÉ CARLOS GODOI
LUIZ CARLOS BAETA VIEIRA
ALDO DE ALMEIDA JUNIOR
RUI GERSON BRANDT


Diretoria

SANDRO NELSON VIEIRA – Diretor Presidente
FERNANDO LORENZ – Diretor de Operações


Conselho fiscal

ANTÔNIO BENTO RODRIGUES PONTES
JOÃO JOSÉ RIBAS NEIVA
LUIS CARLOS BAETA VIEIRA

Sandro Nelson Vieira